14:59 | Author: Mundo Zazen


Uma maravilhosa coreografia que representa Avalokiteshvara de mil braços. Vale a pena ver.

Avalokiteshvara, sânscrito Avalokiteśvara, "Aquele que enxerga os clamores do mundo", em tibetano Chenrezig, é o bodhisattva que representa a suprema compaixão de todos os Budas. Um bodhisattva é aquele que está adiantado ou pronto para alcançar o estado de Buda; contudo faz voto de só alcançá-lo plenamente quando nenhum ser estiver mais no samsara, ou roda de encarnações.

Sendo a compaixão uma virtude central do budismo, Avalokiteshvara tornou-se muito conhecido por budistas e não budistas, sendo comum encontrar inscrições com seu mantra - Om mani padme hung- mesmo em meios não budistas.

Avalokiteshvara e seus mil braços

A ligação entre Avalokiteshvara e o Buddha Amitaba é expressa por uma parábola que diz que o bodisatva, ao ver o sofrimento nos infernos, fez o voto de só atingir a iluminação quando os esvaziasse. Amitaba então perguntou que castigo ele receberia se falhasse e Avalokiteshvara lhe respondeu que poderia lhe partir a cabeça ao meio se não o fizesse. Imediatamente, Avalokiteshvara começou a retirar os seres dos infernos e trabalhando incessantemente, conseguiu esvaziá-los. Porém, tão logo se apresentou a Amitaba, os infernos estavam repletos, pois apenas os humanos mortos eram suficientes para enchê-los. Amitaba então bateu em sua cabeça e ela se partiu, nascendo em seguida mais cabeças e mais braços, para que Avalokiteshvara pudesse ver e acudir o número imenso de seres presos nos infernos e no samsara. Essa pequena história retrata a compaixão providente dos budas, que mesmo diante de nossos compromissos mais estranhos - partir a cabeça, por exemplo - podem extrair benefício a todos.

Encontra-se na iconografia budista imagens de Avalokiteshvara com mil braços e cabeças.

* No Tibete, Tara
* Na China, Kuan Yin ou Guan Yin
* No Japão, Kannon ou Kanzeon Bosatsu

O que mais me tocou nesse vídeo, além da beleza do espetáculo, claro, foi o espírito de boddhisattva dos dançarinos. No lugar de se colocarem numa posição de coitadinhos surdos, usam a arte para alegrar as pessoas. Eu me alegrei.


Category: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
Bookmark and Share

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
subir