11:21 | Author: Mundo Zazen


A PRÁTICA DO ZEN e o conhecimento de si mesmo
Este livro contém uma coleção de artigos, palestras e histórias que eu escrevi, ofereci ou utilizei nos últimos dezessete anos como professor e diretor do Centro Zen de Montreal. Alguns deles foram publicados na revista do Centro Zen de Montreal, Zen Gong, entre os quais se incluem:

"Alguns pensamentos sobre a prática", "Conhece-te a ti mesmo'" "A montanha de inércia", "Maravilha das maravilhas", "Medo do fracasso', "A respeito da dor" e "No mar". Alguns, como "A vida de Buda, vida de todas as pessoas", "A escolha do Zen' e "Um Sesshin", foram escritos durante os três anos em que fui editor da revista do Centro Zen de Rochester, Zen Bow, e reproduzidos com a gentil permissão do Centro Zen de Rochester. Os três comentários a respeito dos koans foram originalmente oferecidos como palestras durante um retiro realizado em Montreal. mas aqui aparecem revistos e ampliados. O estilo da apresentação mudou consideravelmente para. torná-los mais acessíveis aos leitores em geral, fora, do Centro Zen de Montreal, onde os membros já se acostumaram com a linguagem usada nesse tipo de palestra.


Albert Low


O modo como este volume foi organizado faz dele um dos textos mais atraentes e completos até hoje publicados sobre o Zen em português. E a habilidade com que os vários assuntos se entrelaçam, formando uma teia que prende o leitor pela sua clareza e originalidade, explicam o seu sucesso.

O título do primeiro capítulo - "A vida de Buda, vida de todas as pessoas - dá o tom do livro que, com leveza, sem nunca se tornar superficial, responde à pergunta que nos ocidentais fazemos quando pretendemos iniciar-nos nos segredos do Zen. "Como é que uma espiritualidade tão oriental, alimentada fundamentalmente nos 1.500 anos que se passaram desde o nascimento de Buda, pode adequar-se ao mundo do Ocidente?"

O modo como essa difícil integração se tornou possível contribui na verdade com um dos pontos de maior interesse para a leitura de A Prática do Zen e o Conhecimento de Si Mesmo.

Category: |
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
Bookmark and Share

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página Home
subir